Você sabia que há alguns exames ocupacionais que são obrigatórios por lei? Nesse post vamos alertar vocês sobre alguns deles. Todos são de extrema importância não só para a empresa mas também para o empregado! Lembrando que as empresas são responsáveis pela marcação destes exames para os funcionários contratados, e as que não estiverem em dia com essas obrigatoriedades estão sujeitas a multas

Estes exames tem alguns intuitos como prevenir acidentes e também proporcionar um melhor desempenho dos colaboradores. Abaixo vamos listar para vocês alguns exames obrigatórios: 

Exame Admissional 

Este exame deve ser realizado ANTES do empregado ingressar na empresa, através dele é possível saber se o mesmo está apto ou não para o cargo em que será contratado. Algumas das ações do médico na realização desse exame é conferir a pressão, peso, batimentos cardíacos, altura. Dependo do cargo do empregado, é possível que mais exames além desse seja feito, como o de vista, audição e até outros ainda mais específicos. 

Exame Periódico 

É tão importante quanto qualquer outro exame. Os exames periódicos são feitos dependendo do local de risco e idade do empregado. Este exame comprova se houve alguma alteração devido ao tempo, ambiente de trabalho ou atividades que o funcionário exerce no dia a dia. 

Exame Demissional 

O objetivo desse exame é saber se o trabalhador teve alguma lesão, doença ou desenvolveu algum problema de saúde devido às atividades que exerceu na empresa em questão. 

Retorno ao Trabalho 

Esse exame geralmente é feito quando: o empregado fica afastado por um mês, contrai algum tipo de doença, gravidez ou até mesmo acidentes. 

Mudança de Função 

É realizado quando o empregado vai mudar de função ou atividade exercida dentro da empresa, que geralmente possa trazer mais riscos a sua saúde ou segurança. 

Logo após a realização do exame, são emitidas três vias do o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), a primeira via fica arquivada na empresa, a segunda fica com o coordenador do pcmso e a terceira é entregue ao trabalhador. Os resultados das avaliações são importantes para entender e atestar o estado de saúde do trabalhador. Assim os exames identificam possíveis riscos químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos, associados ao dia a dia ou ambiente de trabalho. Todos os exames ocupacionais são definidos no PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) da empresa porém encontram respaldo legal na NR-07, do Ministério do Trabalho. 

Terceirizar e contratar uma empresa de segurança e medicina do trabalho é uma forma de garantir segurança e qualidade na realização destes exames. Nós realizamos todos os exames necessários para que você possa garantir a saúde e segurança dos seus funcionários e também da sua empresa. Além de equipamentos modernos, contamos também com profissionais extremamente competentes e experientes. Acompanhe as nossas redes sociais para mais dicas como essa e entre em contato conosco para mais informações ou dúvidas!